quarta-feira, 30 de junho de 2010

Realização de Seminário: Tema "Amazônia"

Prezados,

Os Amigos das Águas do Juruá realizaram recentemente uma iniciativa muito bem sucedida de mobilização da comunidade universítária em prol da conscientização ambiental, com a promoção da "Primeira Oficina de Elaboração de Apresentações sobre as Questões Ambientais", que contou com a mais de 50 inscritos, dos quais, 33 permaneceram conosco nas atividades realizadas durante a Semana do Meio Ambiente, agrupados em 9 equipes de voluntários,  totalizando cerca de 50 palestras em 18 escolas do município de Cruzeiro do Sul.

Como forma de continuidade, estamos propondo a realização, no dia 17 de julho, durante a tarde e a noite, de um Seminário de Contextualização da Realidade Amazônica do Vale do Juruá, versando sobre as implicações sobre o nosso território de estarmos situados no coração da floresta Amazônica. A intenção é promover essa contextualização para subsidirar a preparação de novas palestras pelas equipes de voluntários sobre os temas abordados, com o objetivo de levá-las novamente até as escolas e, possivelmente, a associações de bairro e de trabalhadores rurais, em comemoração ao "Dia da Amazônia" em 5 de setembro.

Para isso, estamos identificando possiveis palestrantes para este seminário, que objetivamos versar sobre os seguintes assuntos, mas não restritos a estes:
  • Caracterização e importância da região amazônica e do Vale do Juruá
  • Diversidade biológica e cultural
  • Modelos de desenvolvimento e ações de governo para a região amazônica
Solicitamos àqueles que tiverem disponibilidade em colaborar com a iniciativa que entrem em contato pelo email amajurua@gmail.com, e que repassem a possiveis outros interessados.

Atenciosamente,
Pablo Saldo
Amigos das Águas do Juruá
--
Cruzeiro do Sul - Acre - Brasil
skype: pablo.saldo
Telefone: 68 3322 3380
Fone/Fax: 68 3322 1291
Celular: 68 9975 3591
http://pablosando.blogspot.com
msn: pablo.saldo@ibama.gov.br
--
"Infeliz a instrução que não se converte em moralidade e em piedade."
Comenius (1592 - 1670)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Educação Ambiental - infantil

Apresentação elaborada com o material desenvolvido durante a Primeira Oficina de Elaboração de Apresentações sobre as Questões Ambientais e utilizada durante a Semana do Meio Ambiente 2010.
Voltada para o público infantil.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Primeira Oficina de Elaboração de Apresentações

A AMAJ realizou, entre os dias 24 e 27 de maio, a Primeira Oficina de Elaboração de Apresentações sobre as Questões Ambientais, atividade preparatória para a Semana do Meio Ambiente.
Foram mais de 50 participantes, na sua maioria universitários da UFAC dos cursos de Biologia e Engenharia florestal, mas também de outros cursos e universidades particulares, além de estudantes do Ensino Médio.
O foco da oficina foi a elaboração de apresentações voltadas para os temas trabalhados pela AMAJ durante a Semana do Meio Ambiente, que buscam orientar o cidadão da sua responsabilidade frente à sadia qualidade de vida a ao meio ambiente equilibrado, mostrando pequenas atitudes que podem trazer grandes resultados: separação do lixo, economia de água, consumo consciente.
Foram preparadas apresentações diferenciadas para os públicos infantil e jovem/adulto, as quais serão utilizadas em palestras proferidas pelos próprios estudantes na rede pública de ensino, durante a Semana do Meio Ambiente 2010.
Nosso muito obrigado à Escola Braz de Aguir, ao CEFLORA e ao Telecentro da Polícia Civil,
que gentilmente cederam os espaços onde foi realizada a oficina.


terça-feira, 30 de março de 2010

Informe AMAJ 20100330

Amigos,
Reunimos hoje, no escritório da AMAJ.
Participantes: Antonio de Paula, Rutila, Naif, Pablo e Sandra

Pauta:
  • Reunião do conselho gestor da ARIE Japiim-Pentecostes
O conselho se reuniu para aprovar o seu regimento interno. A AMAJ faz parte, nossos representantes deverão ser Leôncio (titular) e Antonio de Paula (suplente). 
  • Agendas 21 Locais
Estamos nos organizando para levar a pauta "Elaboração de Agendas 21 Locais" para os municípios de Rodrigues Alves e Porto Walter. Contaremos com o apoio - já manifesto - do amigo Jenildo, e daqueles que se interessarem em colaborar. Pretendemos, se for possível irmos à Rodrigues Alves ainda neste mês de abril, num dia entre 6 e 13 de abril. Alô Ernilson, movimenta a municipalidade aí! Precisamos elaborar uma boa programação pro evento.
  • Território da Cidadania
Ocorreu o curso de capacitação para cadastramento do SICONV, promovido pelo MAPA e pela SDT, com a nossa colaboração na mobilização. Foram 12 participantes, e a avaliação não foi muito positiva, porque muitos não estavam com toda a documentação necessária, e alguns já cadastrados necessitavam de "algo a mais", como os procedimentos para inserção de propostas, prestação de contas e afins. foi sugerido que a AMAJ, enquanto Secretaria Executiva do colegiado e executora dos recursos para a articulação do Território em 2010, promova uma oficina neste sentido. Também foi sinalizada a possibilidade de sermos uma das unidades protocolizadoras no vale do Juruá, assim que o Governo Federal ampliar o cadastro de unidades. 
Precisamos elaborar o Termo de Referência para a contratação do assessor territorial.
  • Caixa Econômica Federal
A CEF solicitou mais uma vez toda a documentação exigida anteriormente. Tivemos um gasto de R$61,00 em autenticações. O técnico responsável sinalizou com a possibilidade de a primeira parcela sair ainda em abril.
  • Doação de sacolas
As articulações com o MPE está resultando no recebimento de alguns materiais advindos do transação penal. Recebemos cerca de 400 sacolas de lixo para automóveis, e 48 sacolas de compra retornáveis.
Precisamos estabelecer estratégias de distribuição, e recursos para a impressão do nosso logo.
  • Reorganização do escritório
As coisas estão mudando no nosso escritório: estamos executando uma reorganização completa. Aqueles com disponibilidade em ajudar, organizando documentos, movimentando móveis, entrar em contato com a Rútila, que está coordenando o processo.
  • Pendências financeiras
Por falar em escritório, estamos devendo dois meses de aluguel (fevereiro e março): R$700,00
  • Logo da AMAJ
Tivemos acesso a primeira amostra de um logo para a AMAJ, elaborado pelo Felipe, filho da amiga Rútila. Assim que ela nos enviar a proposta definitiva, estaremos enviando para todos apreciarem.

É isso aí, participem das reuniões, dêem opiniões, COMPAREÇAM. Esta ong é construída pelo contribuição de cada um.
Se você realmente acredita que o rio Juruá precisa da nossa ajuda, COLABORE!
Até a próxima.

Pablo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Informe AMAJ 20100208

Amigos,

Reunimos hoje no escritório da AMAJ.
Participantes: Sandra, Rosinha, Rutila, Antonio de Paula, Pablo.

Pauta:

4a Assembleia Ordinária
Amanhã deve sair o edital de convocação da assembleia, dependemos ainda da confirmaçào do local, que deve ser o auditório da Escola Braz de Aguiar,  dia 27 de fevereiro a partir de 14:00.
A pauta deverá ser:
  • Prestação de contas do ano de 2009;
  • Atividades desenvolvidas em 2009;
  • Planejamento de atividades 2010;
  • organização de assembleia extraordinária para alteração do estatuto.
Contamos com a colaboração de todos na organização deste importante evento interno, sobretudo na convocação dos membros e seleção de pessoas/instituições a serem convidadas.

Despesas pendentes
Mais uma vez, nos encontramos com contas pendentes, referentes ao mês de janeiro. São as seguintes:
  • R$ 11,34 - Energia Elétrica
  • R$100,29 - Telefone
  • R$362,00 - Aluguel
  • R$100,00 - Internet
  • R$573,63 - Total
Projeto de Articulação do Território da Cidadania
Rutila realizou capacitação junto ao pessoal da CEF e MDA, e voltou bastante preocupada com as exigências dos concedentes. O recurso ainda não foi disponibilizado, aguardamos comunicação da CEF, e tentaremos transferir a conta, que foi aberta numa agência de Rio Branco, para Cruzeiro do sul, facilitando sua administração.

Atividades em Rodrigues Alves
Acompanhamos o secretário de educação do município e amigo das águas Ernilson Saraiva à comunidade São Jerônimo, e tomamos conhecimento preliminar do projeto da prefeitura. A perspectiva de realizarmos um trabalho relacionado com a proteção do igarapé da comunidade e educação ambiental junto à nova escola e a comunidade que será reorganizada depende substancialmente da prefeitura, pois o local parece altamente favorável a uma experiência-piloto.

Seminário de instrumentalização da Educação Ambiental
O ano letivo começou hoje, já podemos retomar as atividades relativas a este evento.

Canela Fina
O Ministério Público deve intimar alguns proprietários da região a prestar esclarecimentos sobre a situação dos seus açudes ainda nesta semana...

Marcamos a próxima reunião para quinta-feira após o carnaval, 18/02, compareçam.

Até lá.
Pablo

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Informe AMAJ 20100125

Amigos,
Reunimos hoje, 25/01/2010, a partir de 17:30, no escritório da AMAJ.
Participantes: Sergilene, Luiz Ferreira, Ernilson, Lindomar, Antonio de Paula, Sandra, Pablo e Rosinha.

Pauta:
  • Projeto Fortalecimento AMAJ (Participação Comunitária ARPA)
Estamos em fase final de finalização dos relatórios pendentes. Ainda existem algumas atividades a serem executadas, como uma ida a Porto Walter. Estaremos nos reunindo para verificar as ações pendente e fecharmos a execução deste importante projeto.
Foi feita a obsersavação de sempre produzirmos relatório de todas as atividades executadas, pois a grande ausência de registros dificultou a elaboração dos relatórios semestrais.
  • Assembleia Geral Ordinária
Definimos um indicativo para a nossa próxima assembleia: 22 de fevereiro, sábado,14:00. Manifestem-se sobre a pertinência da data e horário. Ainda precisamos confirmar a disponibilidade do teatro do museu ou outro local.
MArcamos uma reunião para quinta-feira, 28/01, 17:30, exclusivamente para planejarmos a assembleia. Estão todos convocados, principalmente o pessoal de Mâncio Lima, que tem tido uma boa participação. Precisamos de algum de vocês aqui.

  • Atividades em Rodrigues Alves
A saída de campo para a comunidade São Jerônimo está re-marcada para este sábado, 30/01, desta vez de voadeira. Ernilson ainda vai confirmar a programação e, como de costume, o clima influencia a execução. Se alguém tiver interesse em participar, manifeste-se até quinta-feira, quando estaremos definindo a equipe.


Encerramos a reunião 19:00.
Paz e Bem a tod@s,
Pablo.