segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Informe AMAJ 20091228 (28/12/2009)

Amigos,
Reuniram hoje, no escritório da AMAJ, os Amigos das Águas do Juruá Antonio de Paula, Luiz Ferreira, Rútila Silva, Sandra Rocha Saldo, Pablo de Avila Saldo e Silvana Magalhães. Estes foram os assuntos em pauta:
  • Viagem da AMAJ à Marechal Thaumaturgo
Antonio de Paula e Luiz Ferreira foram até o município de Marechal Thaumaturgo reunir com lideranças comunitárias e representações políticas, donde tiraram bons indicativos para a realização de atividades naquela localidade. As comunidades do Oriente e Triunfo estão em voltas com a implementação de um Projeto de Assentamento, que receberá ainda alguns moradores do interior do Parque Nacional da Serra do Divisor. A AMAJ foi conversar com as comunidades e estamos elaborando um Termo de Cooperação para fortalecermos a organização e acompanharmos a implementação dos Assentamentos. Também a Coopersonhos e a Associação de Parteiras do Alto Juruá solicitaram apoio da AMAJ na elaboração de projetos e assessoria administrativa. Com a ASAREAJ, deveremos apoiar a implementação do Plano de Manejo da RESEX, que está em elaboração, bem como acompanhar a elaboração e promover formação de lideranças. Até mesmo a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo solicitou a colaboração da AMAJ em ações socioambientais estratégicas, como a possível elaboração da Agenda 21, do Plano Diretor e de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o município. Em virtude deste trabalho realizado, estamos somando esforços para instituir uma representação da AMAJ em Thaumaturgo, e fortalecer a presença com a adesão de mais membros daquela localidade, um município-chave na busca do desenvolvimento sustentável na nossa região.
  • Projetos
O Plano de Trabalho do Projeto para a Articulação do Território da Cidadania no vale do Juruá foi aprovado pelo Governo Federal. Aguardamos os próximos passos para formalizar o convênio. Outros dois projetos, “Elaboração de um referencial curricular para a Educação Ambiental nas escolas da zona rural do vale do Juruá”, e o projeto “Promovendo Agendas 21 no Vale do Juruá” não foram aprovados por dificuldades técnicas de ambos os lados (AMAJ e Governo). Buscaremos outras oportunidades, em vista da importância dos projetos propostos.
  • Eventos
Estamos pensando em promover, no final de Janeiro/2010, um seminário, intitulado “Instrumentalizando a Educação Ambiental no Vale do Juruá”, onde os Amigos das águas do Juruá e outros profissionais convidados estariam apresentando experiências e materiais didáticos e informativos para a promoção da Educação Ambiental na nossa região. O evento deverá ser aberto a professores da rede pública de ensino.
  • Parcerias
Também fomos convidados a firmar parceria com o Parque Nacional da Serra do Divisor para promovermos a implemementação do Programa de Educação desta Unidade de Conservação.


Conforme observamos, 2009 foi um ano de muito trabalho e 2010 promete ainda mais.

Um Próspero Ano Novo a todos os Amigos das Águas do Juruá e demais parceiros.

Prospecção de Petróleo no Vale do Juruá

Durante a reunião de trabalho do Dinâmicas Transfronteiriça na região Acre/Brasil – Ucayali/Peru, um dos assuntos apresentados foi a realização de levantamentos sísmicos no vale do Juruá, com o objetivo de identificar o potencial petrolífero da região. Fomos informados de que a empresa vencedora da licitação, HRT Petroleum, já realizou estudos geológicos (coleta de amostras de solo) nos anos de 2008/2009 e partirá para o levantamento sísmico em 2010.
Estrategicamente, o levantamento deixará de fora as Terras Indígenas e Unidades de Conservação do vale, simplificando o processo de licenciamento, mas envolverá várias comunidades tradicionais e Projetos de Assentamento:

As informações trazidas dizem-se tratar de oito linhas de sísmica, um total de 1.017 km, com 1,2 mt de largura. Cerca de 40.000 buracos de até 4 mt de profundidade serão cavados , com detonações de até 1,5 kg de explosivo à base de nitrato de amônio, totalizando 120 mil detonações com até 180 ton de explosivos.

A legislação exige Estudos de Impacto Ambiental e Audiências Públicas. Aguardemos.
A Apresentação completa, de Marcelo Piedrafita Iglesias, tratando deste e de outros assuntos (estradas binacionais, índios isolados, hidrovias, exploração de recursos naturais no Peru), pode ser acessada aqui.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Constituição em áudio e filmes ambientalistas

Amigos,

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."
Quem não conhece este trecho da Constituição Federal? Precisa estudar um pouco mais. ;^)

Encontrei este link para toda a constituição em áudio, formato mp3.

Outra excelente dica é o filme "Home: O mundo é a nossa casa". Imagens belíssimas e um conteúdo profundo. Dá de 10 x 0 em "Uma verdade inconveniente"
Para baixar, assistir online (original, legendado ou em portugues de portugal).
Para saber mais assistir vídeos do como foi feito.

Paz e Bem.
Pablo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Água é vida - novembro/2009

O tema deste programa foi água e saúde, aproveitando o período de retomada das chuvas.
Música de abertura e encerramento: Doce vertente. Linda. Ouça, e confira.


Informe AMAJ 20091119 (19/11/2009)

Amigos,
Conforme combinado, nos reunimos no início da noite de hoje, no escritório da AMAJ

Pauta:
  • Projeto AMAJ FMNA 2009: "Promovendo Agendas 21 no vale do Juruá"
Estamos elaborando um projeto para submeter ao Fundo Nacional do Meio Ambiente até 30 de novembro. A proposta é promovermos a elaboração de outras Agendas 21 locais no vale do Juruá constituindo fóruns nos outros 4 municípios do vale, partindo da experiência de Mâncio Lima enquanto modelo. Além disso, iremos revitalizar a AG21 de Mâncio Lima (AG21ML) através de uma série de reuniões, identificando projetos prioritários em comunidades e setores da sociedade manciolimense.
Todo este trabalho vai ser organizado e levado até os políticos acreanos, na intenção de fomentar políticas públicas mais adequadas aos anseios do povo do nosso vale.
O FNMA é bastante exigente, estamos trabalhando duro, com o apoio da equipe técnica da AG21ML, membros do fórum e a SEMEIA/ML.
Estamos buscando parcerias em todos os municípios. Se você tem algum contato com alguma instituição que possa apoiar nossa iniciativa, elaboramos um resumo do projeto, que está disponível aqui. Faça uma articulação por aí, entre em contato conosco.

Amanhã tem reunião na SEMEIA/ML para mais um refinamento da proposta. Se puder, aproveite o feriado e compareça.
  • Reunião de Trabalho "Dinâmicas Transfronteiriça na região Acre/Brasil – Ucayali/Peru: papel das ONGs e futuras parcerias binacionais"
Fomos convidados para participar da Reunião de Trabalho "Dinâmicas Transfronteiriça na região Acre/Brasil – Ucayali/Peru: papel das ONGs e futuras parcerias binacionais", entre os dias 25 e 27 de novembro, em Rio Branco. O evento está sendo organizado pela SOS Amazônia e CPI-AC. Seus objetivos são:
* Promover a atualização e o nivelamento de informações a respeito das agendas bilaterais, grandes projetos de infraestrutura e políticas públicas nacionais em curso faixa de fronteira Brasil/Peru;

* Trocar informações sobre as ações das organizações não governamentais e demais movimentos sociais presentes no evento;

* Retomar o debate entre as organizações do Brasil e Peru a respeito dos processos econômicos e políticos em curso na fronteira, seus impactos nas terras indígenas e unidades de conservação;

* Informar sobre a atual situação do Fórum Binacional;

* Criar estratégias conjuntas para a participação de lideranças locais e organizações não governamentais nas instâncias binacionais de definição dos projetos voltados à "integração regional";

* Delinear uma agenda interinstitucional Brasil/Peru para o ano de 2010.

Seu Antônio de Paula vai nos representar no evento, com despesas pagas pela organização. Eu devo estar presente também, pelo PARNA Serra do Divisor, uma vez que os chefes de UC da região transfronteiriça foram convidados.
  • Canela Fina
O lançamento do projeto "Carbono Neutro" da Polícia Federal na comunidade Canela Fina reativou nossa mobilização junto à comunidade. Reunimos com Ministério Público Estadual, IBAMA e IMAC para retomarmos as atividades. Estes e outros órgão deverão estar presentes numa atividade que estamos planejando para o dia 5 de dezembro. Terça-feira, 24/11 temos reunião no IBAMA, com os parceiros acima, UFAC, Bombeiros e a associação de moradores. Todos estão convidados.
  • Educação Ambiental na ABF
O projeto "Que não nos falte água" está sendo encerrado dia 28 com uma mostra na escola Antonio de Barros Freire, à partir das 13:00. Deveremos estar presentes com algum material educativo.
  • Água é vida
Nosso programa de rádio já possui 3 episódios. Infelizmente ficamos sem a gravação do segundo por problemas técnicos na Rádio Verdes Floresta. Uma vez por mês, às segundas-feiras, a população do Juruá recebe informações sobre a água e sua importância para a nossa vida. O próximo programa vai ser veiculado no dia 7/12. a pauta está a cargo das professoras Lindomar e Rosinha. Participe! Dê a sua voz pela preservação dos nossos recursos hídricos, traga um artigo interessante
Os programas anteriores você encontra no blog ou aqui.
  • Palestras no Braz de Aguiar
Os professores do EJA do Braz de Aguiar estão promovendo um projeto, intitulado "Água limpa: direito e dever de todos". Profa. Lindomar e eu fomos convidados a darmos palestras no dia 2/12, 19:30.

Vamos ficando por aqui, mas o trabalho continua. Apareçam todos, estamos precisando de mãos e mentes, pois as atividades são muitas conforme vocês podem percebem. Aproveitem!

Quem tiver bons vídeos ambientais, traga uma cópia para o nosso acervo.

Ah, os informativo a partir de agora também vão pro blog, confira .

domingo, 9 de agosto de 2009

Água é vida

Inauguramos mais um espaço de comunicação com o vale do Juruá: em parceria com a Rádio Verdes Florestas, estamos produzindo o programa mensal "Água é vida", com 20 minutos de duração. Voltado ao público da zona "rural", estaremos dando dicas de conservação do meio ambiente, sobretudo nossos rios, águas e igarapés, falando da importância da água nas nossas vidas, além de divulgar músicas dentro da temática ambiental.
No primeiro programa, apresentamos a AMAJ, através de uma entrevista com nosso diretor Leôncio Menezes.Com isso, também inauguramos o nosso podcast. Ouça a primeira edição do programa "Água é vida:

sábado, 6 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente no canela Fina


Os Amigos das Águas do Juruá promoveram uma atividade de Educação Ambiental na Escola Estadual "Santa Luzia", na comunidade Canela Fina, município de Cruzeiro do Sul.
Foram apresentados aos estudantes, pais e professores, um diagnósticos do igarapé "sacado da Alemanha", realizado pelos Amigos e vídeos ambientais, tratando dos Temas "água" e "aquecimento global". Destaque para os vídeos "Pum da vaca" e "hot penguins"
Foi ainda realizada uma atividade reflexiva sobre o comportamento humano e os reflexos nas águas. Os alunos apresentaram o resultado do projeto da semana do meio ambiente, com cartazes e artesanato.
Você confere mais no nosso arquivo de fotos no Picasa.

Posted by Picasa

sexta-feira, 5 de junho de 2009

AMAJ - Área verde Educandário

Estamos começando uma parceria para proteger a área verde do Educandário. São 34 hectares de floresta nativa no coração de Cruzeiro do Sul.
Este vídeo apresenta uma seleção de fotos da nossa primeira visita a área.

sábado, 21 de março de 2009

22 de Março - Dia Mundial da Água

Os Amigos das Águas do Juruá estão planejando intensas atividades para o sábado, dia 21, em comemoração ao Dia Mundial das Águas.
Começaremos o dia no cais do porto, com manifestações em defesa das águas que banham o nosso vale e variadas apresentações culturais.
À partir das 19:00 estaremos no Teatro José de Alencar, apresentando vídeos e fotos e discutindo um pouco a situação do nosso vale no que diz respeito à preservação dos seus mananciais.
Você está convidado, participe!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Mês da águas, em Rio Branco


Clique na imagem para ver a programação completa do "Mês das águas", que acontece em Rio Branco.

seja sócio da AMAJ!

3a Assembleia Geral Ordinária

Os amigos das águas do Juruá realizaram, no dia 12 de março, sua 3a Assembleia Geral Ordinária, com a participação de 33 pessoas, entre membros e convidados. Presença especial de cinco dos 10 vereadores da Câmara de Cruzeiro do Sul.

Foi apresentado o trabalho realizado pelos Amigos junto à comunidade Canela Fina, no que diz respeito à defesa do igarapé e a prestação de contas do ano de 2008, principalmente referente à primeira etapa do projeto de fortalecimento da Organização, financiado pelo Projeto ARPA.

Novas propostas de projetos também foram apresentados aos participantes, como a "Enciclopédia Digital do Juruá"a ser enviado à Fundação Elias Mansur através do Edital "Pontos de Cultura", e a possibilidade de adotarmos os Agentes Ambientais Voluntário do PARNA Serra do Divisor, que estão sem representação institucional junto ao IBAMA.

Outros encaminhamentos importantes foram tomados, como a realização de Assembleia Extraordinária para a reformulação do estatuto, a realizar-se entre agosto e setembro deste ano. Uma comissão foi instituída para esta tarefa.

A proposta realização de reuniões mensais no escritório da AMAJ também foi acatada. A primeira será realizada dia 11 de abril, às 15 horas.

Para completar o sucesso da 3a Assembleia, recebemos quatro novos associados: três são membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mâncio Lima, outro é membro da Secretaria municpal de Agricultura de Cruzeiro do Sul.