segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Prospecção de Petróleo no Vale do Juruá

Durante a reunião de trabalho do Dinâmicas Transfronteiriça na região Acre/Brasil – Ucayali/Peru, um dos assuntos apresentados foi a realização de levantamentos sísmicos no vale do Juruá, com o objetivo de identificar o potencial petrolífero da região. Fomos informados de que a empresa vencedora da licitação, HRT Petroleum, já realizou estudos geológicos (coleta de amostras de solo) nos anos de 2008/2009 e partirá para o levantamento sísmico em 2010.
Estrategicamente, o levantamento deixará de fora as Terras Indígenas e Unidades de Conservação do vale, simplificando o processo de licenciamento, mas envolverá várias comunidades tradicionais e Projetos de Assentamento:

As informações trazidas dizem-se tratar de oito linhas de sísmica, um total de 1.017 km, com 1,2 mt de largura. Cerca de 40.000 buracos de até 4 mt de profundidade serão cavados , com detonações de até 1,5 kg de explosivo à base de nitrato de amônio, totalizando 120 mil detonações com até 180 ton de explosivos.

A legislação exige Estudos de Impacto Ambiental e Audiências Públicas. Aguardemos.
A Apresentação completa, de Marcelo Piedrafita Iglesias, tratando deste e de outros assuntos (estradas binacionais, índios isolados, hidrovias, exploração de recursos naturais no Peru), pode ser acessada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário