segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Informe AMAJ 20091228 (28/12/2009)

Amigos,
Reuniram hoje, no escritório da AMAJ, os Amigos das Águas do Juruá Antonio de Paula, Luiz Ferreira, Rútila Silva, Sandra Rocha Saldo, Pablo de Avila Saldo e Silvana Magalhães. Estes foram os assuntos em pauta:
  • Viagem da AMAJ à Marechal Thaumaturgo
Antonio de Paula e Luiz Ferreira foram até o município de Marechal Thaumaturgo reunir com lideranças comunitárias e representações políticas, donde tiraram bons indicativos para a realização de atividades naquela localidade. As comunidades do Oriente e Triunfo estão em voltas com a implementação de um Projeto de Assentamento, que receberá ainda alguns moradores do interior do Parque Nacional da Serra do Divisor. A AMAJ foi conversar com as comunidades e estamos elaborando um Termo de Cooperação para fortalecermos a organização e acompanharmos a implementação dos Assentamentos. Também a Coopersonhos e a Associação de Parteiras do Alto Juruá solicitaram apoio da AMAJ na elaboração de projetos e assessoria administrativa. Com a ASAREAJ, deveremos apoiar a implementação do Plano de Manejo da RESEX, que está em elaboração, bem como acompanhar a elaboração e promover formação de lideranças. Até mesmo a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo solicitou a colaboração da AMAJ em ações socioambientais estratégicas, como a possível elaboração da Agenda 21, do Plano Diretor e de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o município. Em virtude deste trabalho realizado, estamos somando esforços para instituir uma representação da AMAJ em Thaumaturgo, e fortalecer a presença com a adesão de mais membros daquela localidade, um município-chave na busca do desenvolvimento sustentável na nossa região.
  • Projetos
O Plano de Trabalho do Projeto para a Articulação do Território da Cidadania no vale do Juruá foi aprovado pelo Governo Federal. Aguardamos os próximos passos para formalizar o convênio. Outros dois projetos, “Elaboração de um referencial curricular para a Educação Ambiental nas escolas da zona rural do vale do Juruá”, e o projeto “Promovendo Agendas 21 no Vale do Juruá” não foram aprovados por dificuldades técnicas de ambos os lados (AMAJ e Governo). Buscaremos outras oportunidades, em vista da importância dos projetos propostos.
  • Eventos
Estamos pensando em promover, no final de Janeiro/2010, um seminário, intitulado “Instrumentalizando a Educação Ambiental no Vale do Juruá”, onde os Amigos das águas do Juruá e outros profissionais convidados estariam apresentando experiências e materiais didáticos e informativos para a promoção da Educação Ambiental na nossa região. O evento deverá ser aberto a professores da rede pública de ensino.
  • Parcerias
Também fomos convidados a firmar parceria com o Parque Nacional da Serra do Divisor para promovermos a implemementação do Programa de Educação desta Unidade de Conservação.


Conforme observamos, 2009 foi um ano de muito trabalho e 2010 promete ainda mais.

Um Próspero Ano Novo a todos os Amigos das Águas do Juruá e demais parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário